Prova Brasil começa a ser aplicada em Cordeiro

Avaliação é elaborada pelo MEC para analisar a qualidade do ensino
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
Foi iniciada em Cordeiro, na terça-feira, 24, a aplicação da Prova Brasil nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Trata-se de uma avaliação elaborada pelo Governo Federal para mensurar a qualidade da Educação Pública nos municípios brasileiros. De acordo com o planejamento do Ministério da Educação (MEC), no país inteiro, até o dia 3 de novembro, aproximadamente 6,5 milhões de alunos farão a prova.
Outras informações do Governo Federal confirmam que 73.684 escolas, localizadas em 5.570 municípios brasileiros, receberão as provas, que consistem em questões de língua portuguesa e matemática com o intuito de avaliar a educação básica. A aplicação dura um dia e todas as instituições estão previamente agendadas. Serão avaliadas as escolas públicas com dez ou mais alunos matriculados em turmas regulares do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e da 3ª ou 4ª série do Ensino Médio.
Vale ressaltar que também farão o exame alunos da 3ª ou 4ª série do Ensino Médio de escolas particulares que aderiram ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017. E será mantida a avaliação de uma amostra de escolas privadas com pelo menos dez alunos matriculados em turmas regulares do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª ou 4ª série do Ensino Médio, mesmo que não tenham aderido à avaliação. A manutenção dessa amostra visa preservar a série histórica do sistema de avaliação e permitir resultados comparáveis por estado.
Não serão avaliadas turmas multisseriadas, de correção de fluxo, de Educação Especial Exclusiva, de Educação de Jovens e Adultos, de Ensino Médio Normal/Magistério e as escolas indígenas que não ensinam a língua portuguesa. Já as escolas privadas com turmas de Ensino Médio tiveram a oportunidade de aderir ao Saeb pela primeira vez. Elas pagaram uma taxa proporcional ao número de alunos matriculados no último ano do Ensino Médio. A possibilidade de adesão das escolas privadas também está relacionada ao encerramento do Boletim por Escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
TEXTO – RICARDO VIEIRA (INFORMAÇÕES INTERNET) / FOTOS – DIVULGAÇÃO