Menu
Menu

Público infanto-juvenil prestigia

Público infanto-juvenil prestigia ‘Mala do Seu Lobato’
Projeto Literário é assinado pela Secretaria de Cultura de Cordeiro
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Estimular em crianças e adolescentes o hábito da leitura é imprescindível para o seu crescimento como ser humano e cidadão. Além disso, a leitura contribui no enriquecimento dos conhecimentos e faz as pessoas desfrutarem de uma prazerosa viagem através das páginas de um livro. Para isso, a Secretaria de Cultura de Cordeiro reeditou nessa quinta-feira, 25, no Coreto da Praça, o Projeto ‘Mala do Seu Lobato’.
Mirando o público infanto-juvenil, a Secretaria de Cultura reuniu um público excepcional no centro da cidade. Dezenas de estudantes das escolas das redes Municipal e Estadual, entre crianças e jovens, participaram de momentos lúdicos e agradáveis, que marcaram a contação de histórias e a apresentação teatral tendo como atrações principais a artista Hachel Melengate; o Palhaço Chico, personagem do ator Cássio Campos; e os atores amadores da Escola Zuleika Rodrigues, do Retiro Poético.
Responsável pela apresentação e desenvolvimento do Projeto Literário ‘Mala do Seu Lobato’, o secretário Luiz Antônio Zica Medeiros agradeceu à vice-prefeita Maria Helena e às vereadoras Fabíola Bianchini e Beth do Postinho pela presença e saudou as famílias. Ele elogiou o trabalho desenvolvido nos educandários da cidade pelas orientadoras pedagógicas e agentes de leitura. “Devemos compreender que a leitura está associada a descobertas, fantasias, magia e prazer. Nossa missão e desafio é dar vazão a isso e incluir nossas crianças nesse universo literário”, propôs Zica Medeiros.
Quanto à disseminação da literatura infantil proposta, o ‘universo mágico’ de Monteiro Lobato – reconhecido como ícone das histórias infanto-juvenis brasileiras – será retratado através de uma mala reunindo fantoches, estandarte, avental de contação de histórias e uma pasta didática contendo material para elaboração de atividades, livros e DVDs, tudo para oportunizar o repasse das histórias do sítio às crianças nas escolas.
“É compromisso da Secretaria de Cultura de Cordeiro estimular o hábito da leitura sem se esquecer da valorização dos nossos grandes escritores, como é o caso de Monteiro Lobato, cujas narrativas são inconfundíveis, de rara beleza e com mensagens de fácil compreensão pelas nossas crianças. Trata-se de uma ação bastante positiva e que foi muito bem recebida por professores e estudantes”, concluiu o secretário Zica.
TEXTO/FOTOS – RICARDO VIEIRA

Seu cadastro foi enviado