Ratificando a fama de Celeiro de Artistas

Cordeiro realiza diversos eventos na ‘Semana do Artesanato’
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
A Secretaria de Cultura de Cordeiro comprova a cada dia que o município é realmente merecedor da fama de ‘Celeiro de Artistas’. Com a oferta de atividades de promoção de variadas formas de arte, dessa vez a entidade cultural deu ênfase aos confeccionistas do artesanato, realizando a ‘Semana do Artesão 2017’, que englobou uma série de eventos entre os dias 11 e 20 de março. Pensada e colocada em prática pela Secretaria de Cultura e pelo Núcleo de Artesanato Mãos que Criam, integrante do Programa Artesanato em Movimento, da Secretaria de Estado de Turismo (TurisRio), a ‘Semana do Artesão’ foi muito movimentada e proveitosa, com palestras, oficinas e amostras que envolveram estudantes, idosos, artesãos e cidadãos comuns.
A programação começou com o ‘Café com Artesanato – Construindo Laços’, na Casa de Artes Religare, com uma troca de conceitos e formas de arte entre artesãos, que foram contemplados com um café participativo e danças tradicionais. A Oficina de Mandalas da Escola Rita Cabral Pinto, dia 14, no Manancial, foi dedicada a alunos de 9 e 11 anos, com aula ministrada pelo diretor de Cultura, o ator Cássio Campos. No mesmo dia, a palestra ‘A Solução está nas Mãos – Artesanato como Terapia’, envolveu as psicólogas Cíntia Werneck, Márcia Farsura e Alessandra Pinheiro.
Já na quarta-feira, 15, a oficina ‘Costurando Histórias’, para alunos do Instituto de Educação Inocêncio de Andrade, promoveu entre os futuros professores o artesanato como prática educacional e recreativa. A aula foi ministrada pela escritora Fabiana Corrêa. ‘Entre Linhas da Vida – Oficina de Tricô’, ocorreu no dia 17, com o Grupo O Jovem de Ontem, para difundir o artesanato e ensinar os integrantes da terceira idade a se expressarem também através do artesanato.
Como reconhecimento ao talento, os artesãos receberam do Poder Legislativo de Cordeiro, por indicação do presidente Elielson Francinha, Moção de Aplausos pelo Dia do Artesão. O diretor de Cultura, Cássio Campos, enfatizou a importância do segmento. “Enaltecemos os artesãos durante uma semana por eles serem uma expressão consolidada da cultura, que por sua vez, precisa interferir na sociedade, preencher espaços e chegar a lugares aonde ela ainda não alcançou. Agradeço a parceria com o Núcleo Mãos que Criam e a todos os que participaram do evento. Sem os artistas, não existiria a Secretaria de Cultura”, disse sob aplausos o ator Cássio.