Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Reitor do Instituto Federal Fluminense visita Cordeiro

Reitor do Instituto Federal Fluminense visita Cordeiro

Reitor do Instituto Federal Fluminense visita Cordeiro
Instituição planeja implantar Campus Avançado do IFF no município
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
Reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson de Azevedo participou, na segunda-feira, 4, da Sessão Ordinária na Câmara de Cordeiro. Após acompanhar o trabalho dos vereadores cordeirenses, ele expôs ao excelente público presente ao plenário do Poder Legislativo o verdadeiro motivo da visita à Cidade Exposição.
Convidado pelo presidente da Casa de Leis, Elielson Francinha, a usar a Tribuna Livre, em seu discurso Jefferson primeiramente tranquilizou diretores, professores, pessoal de apoio e alunos do CIEP Oswaldo Cruz, aflitos com a possibilidade de o educandário ser cedido pelo Governo do Estado ao IFF. “Mostramos ao secretário estadual de Educação, Wagner Victer, que não entendemos o CIEP como um local adequado. Jamais houve qualquer tipo de sinalização nesse sentido”, esclareceu.
Em seguida, ele exibiu um vídeo explicativo sobre a intenção de promover reformas para ampliar as instalações da Unidade de Formação do Instituto em Cordeiro, localizada no Parque de Exposições Raul Veiga, o que redundaria na implantação de um Campus Avançado do IFF. “Para isso, é fundamental que o espaço físico, incluindo a Escola Ítalo Mileno Lopes, de propriedade do Estado, seja compartilhado com a União. É preciso que nos mobilizemos nesse sentido”, conclamou Jefferson de Azevedo.
Segundo o reitor, a presença definitiva do IFF no município se consolidaria numa ferramenta capaz de potencializar o progresso da região, especialmente por garantir novas perspectivas de vida aos jovens e esperança de futuro aos trabalhadores e pais de família. “A educação é a chave mestra para um futuro melhor. Hoje, vemos a vontade de autoridades e população em ter em Cordeiro um Campus Avançado. Mas, precisamos estar seguros de que teremos o domínio da área para oferecer aos jovens qualificação pública, gratuita e de qualidade”, definiu o reitor do IFF.
Representando o prefeito Luciano Batatinha, ausente por compromisso oficial da área de saúde, a vice Maria Helena definiu a explanação do reitor como esclarecedora. “O espaço geográfico de Cordeiro é favorável à implantação. Poderemos no futuro ofertar cursos profissionalizantes e de graduação. Como educadora, observo como ‘divisor de águas’ a implantação do Campus do IFF em Cordeiro, pois poderemos preparar os jovens para o exigente mercado de trabalho. Vamos deixar de lado as bandeiras partidárias para Cordeiro não perder essa oportunidade, aliás, para não perder mais nada. Afinal, precisamos de educação e também de segurança”, discursou Maria Helena.
Presente ao encontro, o deputado estadual Wanderson Nogueira declarou sair da Câmara otimista pela convergência sobre a importância do Campus Avançado para Cordeiro. “Reconhecemos que trará avanços para a população. Seguimos confiantes de que o acesso à educação pública de qualidade é o caminho para transformar a sociedade”, declarou o parlamentar, que teve as palavras avalizadas em apoio ao IFF pelos vereadores Furtuoso Lopes e Fabíola Bianchini e pelo ex-secretário de Indústria e Comércio de Cordeiro, Mário Alfredo Botelho, que também discursaram.
TEXTO / FOTOS – RICARDO VIEIRA

Seu cadastro foi enviado