Reitor do Instituto Federal Fluminense visita Cordeiro

Instituição planeja implantar Campus Avançado do IFF no município
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
Reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson de Azevedo participou, na segunda-feira, 4, da Sessão Ordinária na Câmara de Cordeiro. Após acompanhar o trabalho dos vereadores cordeirenses, ele expôs ao excelente público presente ao plenário do Poder Legislativo o verdadeiro motivo da visita à Cidade Exposição.
Convidado pelo presidente da Casa de Leis, Elielson Francinha, a usar a Tribuna Livre, em seu discurso Jefferson primeiramente tranquilizou diretores, professores, pessoal de apoio e alunos do CIEP Oswaldo Cruz, aflitos com a possibilidade de o educandário ser cedido pelo Governo do Estado ao IFF. “Mostramos ao secretário estadual de Educação, Wagner Victer, que não entendemos o CIEP como um local adequado. Jamais houve qualquer tipo de sinalização nesse sentido”, esclareceu.
Em seguida, ele exibiu um vídeo explicativo sobre a intenção de promover reformas para ampliar as instalações da Unidade de Formação do Instituto em Cordeiro, localizada no Parque de Exposições Raul Veiga, o que redundaria na implantação de um Campus Avançado do IFF. “Para isso, é fundamental que o espaço físico, incluindo a Escola Ítalo Mileno Lopes, de propriedade do Estado, seja compartilhado com a União. É preciso que nos mobilizemos nesse sentido”, conclamou Jefferson de Azevedo.
Segundo o reitor, a presença definitiva do IFF no município se consolidaria numa ferramenta capaz de potencializar o progresso da região, especialmente por garantir novas perspectivas de vida aos jovens e esperança de futuro aos trabalhadores e pais de família. “A educação é a chave mestra para um futuro melhor. Hoje, vemos a vontade de autoridades e população em ter em Cordeiro um Campus Avançado. Mas, precisamos estar seguros de que teremos o domínio da área para oferecer aos jovens qualificação pública, gratuita e de qualidade”, definiu o reitor do IFF.
Representando o prefeito Luciano Batatinha, ausente por compromisso oficial da área de saúde, a vice Maria Helena definiu a explanação do reitor como esclarecedora. “O espaço geográfico de Cordeiro é favorável à implantação. Poderemos no futuro ofertar cursos profissionalizantes e de graduação. Como educadora, observo como ‘divisor de águas’ a implantação do Campus do IFF em Cordeiro, pois poderemos preparar os jovens para o exigente mercado de trabalho. Vamos deixar de lado as bandeiras partidárias para Cordeiro não perder essa oportunidade, aliás, para não perder mais nada. Afinal, precisamos de educação e também de segurança”, discursou Maria Helena.
Presente ao encontro, o deputado estadual Wanderson Nogueira declarou sair da Câmara otimista pela convergência sobre a importância do Campus Avançado para Cordeiro. “Reconhecemos que trará avanços para a população. Seguimos confiantes de que o acesso à educação pública de qualidade é o caminho para transformar a sociedade”, declarou o parlamentar, que teve as palavras avalizadas em apoio ao IFF pelos vereadores Furtuoso Lopes e Fabíola Bianchini e pelo ex-secretário de Indústria e Comércio de Cordeiro, Mário Alfredo Botelho, que também discursaram.
TEXTO / FOTOS – RICARDO VIEIRA