Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Reunião aborda Portal da Transparência em Cordeiro

Reunião aborda Portal da Transparência em Cordeiro

Reunião aborda Portal da Transparência em Cordeiro
Técnico confirma avanços da administração atual na atualização de dados
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
Reafirmando convicções e promessas de campanha em realizar uma administração transparente e austera, seguindo os preceitos legais, o prefeito de Cordeiro, Luciano Batatinha, e sua vice-prefeita, Maria Helena, assumiram desde o início dos trabalhos, em 1º de janeiro desse ano, o compromisso de manter em dia o que hoje é determinação do Ministério Público (MP) e, portanto, obrigação das prefeituras.
A Lei Complementar 131/2009 alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal quanto à transparência da gestão, determinando a disponibilização, em tempo real, de informações detalhadas sobre execuções orçamentária e financeira. Os governos Federal, Estaduais e Municipais, além do Distrito Federal, deverão divulgar todos os atos da gestão no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização, com disponibilização de dados sobre o número do processo, bem fornecido ou serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, se for o caso, ao procedimento licitatório realizado.
Trabalhando na implantação do Portal da Transparência de Cordeiro, visando, consequentemente, aumentar a agilidade e qualidade das divulgações, na quarta-feira, 25, os técnicos Carlos Eduardo Magacho e Emílio Marques, da empresa Itcast Tecnologia, especializada na implementação de soluções e tecnologia em gestão, estiveram em Cordeiro, no Centro de Inclusão Digital Dilta Feijó, para expor o tema ao prefeito, vice-prefeita, secretários e diretores de departamentos.
Com esclarecimentos didáticos, Carlos Eduardo explicou que a exigência do MP vai ao encontro dos princípios da publicidade e transparência, reforçando a informação de que os municípios que não se adequarem à lei serão severamente penalizados. Segundo ele, a Prefeitura de Cordeiro, embora tenha obtido uma nota baixa após a última avaliação feita pelo MP, ainda durante a administração passada, avançou satisfatoriamente e nos último 25 dias a evolução foi bastante significativa.
Indagador e interagindo com o interlocutor, o prefeito Luciano Batatinha quis saber de que forma seria possível manter as atualizações de forma constante para que o município melhore sua nota em futuras avaliações, ao que teve como resposta do técnico que o importante é a mobilização, integração e comprometimento de todos os integrantes da gestão municipal. “Fiz questão de fazer essa pergunta porque Maria Helena e eu queremos manter nossas ações em total transparência e deixar toda população ciente de tudo. Assim, além de trabalhar às claras, poderemos alcançar nota máxima no conceito do Ministério Público”, explicou Luciano.
TEXTO/FOTOS – RICARDO VIEIRA

Seu cadastro foi enviado