Reunião analisa Plano Municipal de Saúde em Cordeiro

Equipe técnica faz avaliação de ações e serviços no município
IMPRENSA CORDEIRO – CIDADE EXPOSIÇÃO
Planejamento, monitoramento e avaliação de ações e serviços de saúde são questões estratégicas essenciais para garantir o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste contexto, existem ferramentas de gestão implantadas pelo Ministério da Saúde como Relatório Anual de Gestão, Plano Municipal de Saúde, Programação Anual, Relatório Quadrimestral de Saúde, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária.
Com base nessas ferramentas, visando dar sequência às atividades do Planejamento Municipal de Saúde, foi realizada, em 10 de agosto, na Secretaria de Educação, a Reunião de Coordenação da Secretaria de Saúde de Cordeiro, com participação da equipe técnica. No encontro foi apresentada a Programação Anual de Saúde (PAS-2018), instrumento que detalha ações e metas das áreas responsáveis pela operacionalização das Diretrizes do Plano Municipal de Saúde 2018-2021.
Trata-se de avaliação de ações realizadas no 1º semestre de 2018 com uma visão sobre a gestão municipal nas práticas de saúde. Além disso, foi reavaliado o Plano Municipal de Saúde de Cordeiro 2018-2021, instrumento base das atividades de cada nível de direção do SUS, cujo financiamento é previsto na proposta orçamentária do Governo Municipal. Suas diretrizes apontam intenções e resultados buscados em quatro anos, expressos em objetivos, diretrizes e metas que contemplem as áreas da saúde e sirvam como base para a Programação Anual de Ações e Serviços de Saúde.
Também foram apresentados os indicadores de saúde, SISPACTO 2018 (Pacto Interfederativo), retratando compromissos dos entes federados na organização de ações e serviços de saúde, com foco em resultados sanitários, estabelecendo um rol de 23 indicadores, para os quais foram pactuadas metas anuais para estados, municípios e regiões de saúde.
Dos 23 indicadores, 20 são de pactuação universal, ou seja, comuns e obrigatórios a municípios e estados. Completando, mais 11 indicadores fazem o monitoramento no Estado do Rio de Janeiro. Cabe destacar que os indicadores que compõem este rol estão contemplados nos instrumentos de planejamento, Planos Municipais de Saúde, Programações Anuais de Saúde e Relatórios de Gestão.
TEXTO – SECRETARIA DE SAÚDE / FOTOS – CÍCERO MARRA