Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Roda de Capoeira reúne praticantes em Cordeiro

Roda de Capoeira reúne praticantes em Cordeiro

Roda de Capoeira reúne praticantes em Cordeiro
Modalidade ganha novos adeptos em toda região
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Com apoio da Secretaria de Cultura, Cordeiro tem colocado em evidência uma das mais importantes manifestações populares do Brasil: a capoeira. Com suas expressões mistas, abrangendo arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música, a capoeira deixou de ser alvo da desconfiança com a qual era vista para ganhar as ruas e academias em todo país, tornando-se uma ferramenta importante de sociabilidade.
Cada vez mais difundida e procurada por crianças, jovens e adultos, a capoeira vem crescendo significativamente em Cordeiro e região, com os praticantes se multiplicando e conquistando espaço na mídia escrita, falada e televisada. No último final de semana, a Associação Cultural Capoeira Berimbau deu uma amostra dessa popularidade ao organizar mais um evento em praça pública.
Realizada no sábado, dia 13 de abril, no Coreto da Praça Coronel Antônio Pinto, no centro de Cordeiro, a 2ª Roda de Capoeira reuniu aproximadamente 70 praticantes e outras dezenas de expectadores, que interessados em acompanhar de perto a movimentação dos atletas, observaram a roda com interesse e curiosidade. E os participantes não decepcionaram, dando um verdadeiro show de disciplina e acrobacias ao exibir os tradicionais e sempre impressionantes movimentos da modalidade.
Empolgado com o evento e por apoiar mais uma genuína manifestação cultural na cidade, o secretário de Cultura contou um pouco da história da capoeira, cujas origens remetem aos fugitivos da escravidão, que utilizavam frequentemente a vegetação rasteira para fugir do encalço dos capitães do mato. “Esses foram os primeiros capoeiristas. Essa modalidade já enfrentou muito preconceito, mas os venceu e virou símbolo da identidade brasileira, tanto que foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO”, relatou Luiz Antônio Zica Medeiros.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado