Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Saúde cordeirense enfatiza Calendário Temático

Saúde cordeirense enfatiza Calendário Temático

Saúde cordeirense enfatiza Calendário Temático
Junho Laranja deu destaque à Saúde da Criança
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Muito embora em todo mundo haja uma mobilização geral dos profissionais de saúde em torno do que foi denominado de Junho Laranja, cujo enfoque são as orientações detalhadas sobre leucemia, em Cordeiro a Secretaria de Saúde sempre propõe um pouco mais e paralelamente mantém a valorização de outros temas.
Assim, nas Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) o Junho Laranja também abordou um assunto que tem se mostrado de suma importância no seio das comunidades, algo relatado pelos próprios líderes comunitários. Trata-se do trabalho visando conscientizar as famílias, em particular pais e mães, sobre a Saúde da Criança, cujas ações foram desenvolvidas em diversos pontos da cidade e na Zona Rural.
Dentre as iniciativas encampadas pelos profissionais das ESF’s, as que mais chamaram a atenção das comunidades e receberam muitos elogios por parte daqueles que participaram das palestras foram a busca pelas crianças com vacinas em atraso – incluindo ações educativas com base no calendário de vacinas – e informações sobre como aumentar a qualidade da saúde bucal mantendo todos os cuidados com a higiene.
Além disso, cada equipe teve a liberdade de escolher o local e qual estratégia seria mais adequada àquele grupo especificamente. Na Unidade de Saúde do Retiro Poético, por exemplo, aconteceu uma festinha para as crianças na Escola Municipal Zuleika Rodrigues, que recebeu o expressivo número de 60 crianças, que então puderam ser orientadas sobre higiene corporal, bucal e hábitos para uma alimentação saudável.
Já a Unidade do Rodolfo Gonçalves optou por estender os ensinamentos às crianças da Zona Rural, que foram recebidas pela equipe de saúde na Escola José dos Santos, junto à Unidade de Saúde da Pena. Nessa localidade foram mais 23 crianças atendidas com as mesmas diretrizes utilizadas no Retiro Poético, sendo que os funcionários da escola auxiliaram na organização e os pais também marcaram presença.
Outra unidade a lançar mão das palestras foi a ESF Lavrinhas, onde as atividades educativas foram desenvolvidas na própria sede da entidade. Também foi um sucesso, com a presença de aproximadamente 20 crianças, que saíram do encontro sabendo um pouco mais sobre saúde bucal e escovação. As demais unidades do município mantêm o planejamento e em breve informarão as atividades adotadas.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado