Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Secretaria de Agricultura de Cordeiro alerta produtores rurais

Secretaria de Agricultura de Cordeiro alerta produtores rurais

Secretaria de Agricultura de Cordeiro alerta produtores rurais
Autoridades destacam a importância do Censo Agropecuário 2017
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
Iniciado no dia 2 de outubro em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo Agropecuário 2017 deve ser visto por proprietários rurais e sociedade como fundamental para o futuro do país, especialmente pela chance de municípios e estados exporem a real situação da agropecuária, considerada uma das grandes forças do mercado econômico no Brasil.
Atenta à ação – voltada à visitação de aproximadamente 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo país, cujo objetivo é levantar informações detalhadas sobre tudo o que envolve a agropecuária brasileira – a Secretaria de Agricultura de Cordeiro alerta o homem do campo cordeirense para que abra ‘porteiras’ de sítios e fazendas e colaborem com o trabalho dos recenseadores.
Estudioso do tema, Amarildo Lanes, que responde interinamente pela pasta, afirma que todos os planejamentos, programas e projetos, oriundos das esferas Federal, Estadual e até Internacional, para viabilizar recursos para os municípios serão baseados única e exclusivamente nos dados oficiais a serem publicados pelo IBGE ao término do Censo Agropecuário. “Após a publicação pelo IBGE, não haverá possibilidade de alterações. Por isso, alertamos os produtores rurais de Cordeiro para que acolham essa iniciativa, recebam bem os recenseadores e respondam o questionário”, orienta Lanes.
Ainda de acordo com o secretário, o IBGE irá coletar os dados levantando informações sobre área, produção, características do pessoal ocupado, emprego de irrigação e uso de agrotóxicos, entre outros temas. “É oportuno ressaltar o papel essencial da agricultura familiar na produção agropecuária do país, que também será alvo dos estudos. É fundamental que não haja omissão de informações. Os resultados devem ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018”, confirma Amarildo.
Uma novidade para o Censo Agropecuário 2017 será a coleta digital monitorada via internet. Os recenseadores utilizarão um aplicativo criado pela Diretoria de Informática do IBGE que prometem mostrar imagens do setor censitário, posição do recenseador e endereços dos estabelecimentos. “Esse novo sistema é capaz de orientar os recenseadores quanto à coleta de dados e para que o questionário seja preenchido corretamente. Conforme o recenseador coleta informações, os dados são transmitidos e conferidos, facilitando todo o processo”, explica Amarildo.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – REPRODUÇÃO INTERNET

Seu cadastro foi enviado