Secretaria de Assistência Social orienta gestantes em Cordeiro

Palestras e dinâmicas de grupo fazem parte da programação do CRAS
Humanizar os atendimentos, proporcionar uma troca de experiências, oferecer apoio, despertar momentos de reflexão, aumentar os conhecimentos, trabalhar habilidades e dar segurança antes e após o parto. Esses são alguns dos objetivos das unidades do CRAS em Cordeiro que vem se configurando no fortalecimento de vínculos afetivos e garantindo às gestantes e seus bebês o direito à saúde e a harmonia.
Denominado grupo de gestantes ‘Mamãe Saudável’, a ação ocorre mensalmente nos Centros de Referência da Assistência Social, com cada uma das equipes se organizando conforme as demandas e necessidades, como aconteceu em março no encontro do CRAS Lavrinhas, nomeado de ‘Pedacinho de Amor’, que abordou o tema ‘A Importância do Vínculo Afetivo na Gestação’, com exibição de slides tendo como trilha sonora a música ‘9 meses’, de Bárbara Dias, a popular ‘Oração do Bebê’.
No evento – que contou com parceria das Estratégias de Saúde da Família do São Luis, Centro e Lavrinhas – foi apresentada uma palestra pelas assistentes sociais Vera Lúcia e Andréa Campos com participação maciça das gestantes. Numa agradável troca de experiências, as grávidas sugeriram novos temas, como diferentes conceitos de família e suas composições; direitos e deveres das gestantes; e direitos dos pais em relação aos filhos. Também houve orientações sobre gestação, parto, pós-parto, amamentação, cuidados com os recém-nascidos e orientações sobre vacinas.
Outras duas unidades também se mobilizaram. No CRAS Manancial o tema foi ‘Mamãe Saudável’, desenvolvido pelas assistentes sociais Bruna Vidal e Madalena Bard e psicóloga Cyntia Hermsdorff, com as moradoras locais acompanhando palestra com o enfermeiro Alberto Ragoso Braz. Enquanto isso, no CRAS Rodolfo as gestantes conheceram melhor as transformações físicas, psicológicas e sociais na vida da futura mamãe. Além das palestras, dinâmicas de grupo e sorteio de brindes também fazem parte da programação, encerrada sempre com um delicioso lanche.
Acompanhando de perto todas as ações, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos avalia o projeto. “São encontros muito produtivo, onde as equipe do CRAS realizam palestras informativas abordando gestação, cuidados com o bebê, valorização da mulher como mãe, direitos e deveres da gestante e responsabilidade da família com a gestante. Os resultados têm sido muito positivos”, garante Letícia Reis.