Secretária de Educação representa Cordeiro em evento do TCE

Telma Macedo conheceu o programa ‘TCE Mais Educação’
Representantes dos municípios fluminenses foram convidados pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ) a participar do lançamento do programa ‘TCE Mais Educação’, realizado na capital do estado, em junho, do qual participaram prefeitos, membros da Controladoria Interna, secretários de Educação e servidores.
Secretária de Educação de Cordeiro, a professora Telma Macedo foi a representante da Cidade Exposição no encontro, tendo a seu lado o coordenador de Educação, Jeam Cumial. Ambos se juntaram aos conselheiros do TCE/RJ, integrantes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto Rui Barbosa – auxiliar na execução do programa –, jornalistas e membros de entidades não governamentais ligadas à educação, além de outros convidados.
O ‘TCE Mais Educação’ surgiu através da análise do Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), ferramenta de diagnóstico que visa à aferição da efetividade da gestão administrativa das prefeituras no exercício anterior à sua aplicação. O IEGM é composto por uma avaliação realizada em sete indicadores envolvendo boas práticas nas temáticas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção das cidades e governança da tecnologia da informação.
Diante da verificação desses dados, o TCE/RJ entendeu por bem prestar maior auxílio aos municípios fluminenses quanto à aplicação dos recursos da educação, de modo a maximizar os trabalhos e, efetivamente, melhorar o rendimento escolar no Estado, razão pela qual criaram o programa TCE Mais Educação.
A primeira ação do programa – cujo ‘Objetivo Geral Nº 1’ é aumentar a autonomia da Gestão Orçamentária e Financeira das Secretarias Municipais de Educação – será capacitar servidores das Secretarias de Educação, com a oferta de cursos de capacitação, na modalidade à distância e semipresencial, abordando temas como Orçamento Público para Educação, com foco nas ferramentas de Planejamento (PPA, LDO e LOA); Noções introdutórias de licitação e contratos administrativos; e Termo de Referência e Projeto Básico, Planejamento das Contratações com enfoque na Educação. Os cursos serão realizados em julho e agosto de 2018.
Vislumbrando os resultados positivos do projeto, a secretária Telma Macedo já garantiu a inscrição de servidores da Secretaria de Educação de Cordeiro nos três cursos disponíveis, priorizando servidores efetivos, comprovando a valorização da ‘prata da casa’, propiciando formação, capacitação e estruturação de uma equipe efetiva na Secretaria de Educação. “Conhecer esse programa, ainda mais vindo de uma instituição como o TCE, e poder capacitar nossa equipe é algo bastante empolgante”, conta Telma.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO