Secretaria de Meio Ambiente entrega bicicleta a escola cordeirense

Educandário foi premiado pelo Projeto de Coleta de Óleo Vegetal
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Na manhã da última sexta-feira, dia 8 de dezembro, juntamente com sua equipe de trabalho, o secretário de Meio Ambiente de Cordeiro, Amarildo Lanes, compareceu ao Jardim de Infância Municipalizado Eny Galvoza da Costa, no bairro Santo Antônio (Arraial do Sapo) para fazer a entrega de uma bicicleta, que posteriormente seria sorteada entre os pequenos alunos que estudam na instituição educacional.
A premiação faz parte do PROVE (Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal), realizado em parceria com uma empresa da iniciativa privada. O objetivo é coletar todo óleo vegetal já utilizado e que seria descartado na natureza, contaminando cursos d’água e lençóis freáticos. Com essa iniciativa, as escolas da cidade são contempladas a cada 850 litros de óleo coletados, que então são destinados ao reaproveitamento. Elas recebem uma bicicleta que então é sorteada democraticamente entre os alunos, na presença dos professores, diretores e familiares.
Escolas, professores e incentivadores da coleta também recebem uma premiação em espécie. Como em Cordeiro o programa nas escolas teve início em agosto, com a Secretaria de Meio Ambiente incentivando a ação, a meta percentual de coleta foi menor que a exigida pelas regras do programa. O Eny Galvoza foi o vencedor dessa etapa por ter atingido a marca de 200 litros coletados, conquistando a bicicleta, que foi sorteada e contemplou o menino Pedro Pereira, aluno da Tia Samantha.
O programa terá continuidade em 2018, a ser reiniciado já no início do Ano Letivo em todas as escolas das três redes de ensino, que já possuem o coletor. A expectativa é de que a coleta seja ainda maior e a disputa entre as entidades mais acirrada, o que garante o descarte correto desse material. Na sede da Secretaria de Meio Ambiente também há um coletor para que a população também faça corretamente o descarte, bastando levar o óleo utilizado e entregar a um profissional do setor.
Amarildo Lanes explanou para as crianças sobre a importância da ação. “Estimativas técnicas apontam que um simples litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água na natureza. Daí a necessidade de levar o projeto a sério”, informou Lanes, acrescentando que apenas em 2017, mais de dez mil litros de óleo vegetal foram coletados em Cordeiro. “Em caso de dúvidas, estamos à disposição na sede da secretaria, na Prefeitura de Cordeiro, para mais esclarecimentos”, emendou.
TEXTO/FOTOS – RICARDO VIEIRA