Secretaria de Saúde cria plano de combate à dengue em Cordeiro

Objetivo é mobilizar toda população na prevenção aos focos do mosquito
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
Problemas graves de saúde pública, Dengue, Chikungunya e Zika Vírus são dores de cabeça de gestores de saúde dos municípios. Com a epidemia registrada em Cordeiro no último ano, os cuidados para eliminar os criadouros do mosquito serão redobrados. Para conscientizar a população sobre o perigo das doenças, a Secretaria de Saúde de Cordeiro lança o Projeto de Mobilização Social, de prevenção e controle.
Intitulado ‘Partiu – Cordeiro Unido – Fora Aedes’, o projeto foi apresentado primeiramente aos integrantes da Administração Municipal, incluindo a vice-prefeita Maria Helena, que representou o prefeito Luciano Batatinha. O objetivo é garantir a integração das secretarias e departamentos no combate ao vetor, cujo controle na atualidade é complexo, haja vista diversos fatores externos, que são importantes determinantes na manutenção e dispersão, tanto da doença quanto do mosquito.
Durante a exposição, foi repassado aos gestores que Cordeiro possui 21.158 habitantes, segundo o IBGE. Assim, pela quantidade de domicílios, existem fatores que podem contribuir para a proliferação do mosquito, como a urbanização acelerada, favorecendo o surgimento de aglomerados urbanos; inadequadas condições de habitação; irregularidade no abastecimento de água; destinação imprópria de resíduos; e mudanças climáticas.
A partir de 2008, houve índices alarmantes de dengue em Cordeiro, sendo que 2011, 2013, 2015 e 2016, foram anos críticos pela constatação de epidemias. Hoje, Cordeiro realiza, diariamente, visitas domiciliares para tratamento e eliminação de focos, com os pontos estratégicos cadastrados regularmente, atualizados e tratados. O controle do vetor é realizado pelos agentes de endemias, que atuam em mutirão, fazendo varreduras nos bairros, obedecendo a cronograma de ação. Com o novo projeto, serão somados esforços junto à sociedade civil organizada para diminuir os focos do mosquito e, consequentemente, os casos de dengue no município.
A campanha, que será realizada em três fases distintas, irá conscientizar a população sobre os riscos da Dengue, Chikugunya e Zika, através da Educação em Saúde, convidando para discussão e colaboração diversos atores governamentais e não governamentais, tendo como principal estratégia para controle e diminuição do número de casos de dengue o envolvimento dos cidadãos. “O controle do mosquito é responsabilidade de todos: Órgãos públicos, associações de moradores, clubes e segmentos religiosos, entre outros. O trabalho de prevenção é indispensável para que o projeto se concretize de forma plena”, confirma a secretária de Saúde, Vânia Huguenin.
No planejamento do projeto constará o agendamento de reuniões periódicas em cada área com representantes da sociedade civil organizada e poder público para traçar metas e necessidades, sempre junto com equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), buscando sensibilizar, divulgar e solicitar parceiros comunitários voluntários. A avaliação do Plano de Ação será realizada no decorrer do projeto, que pode ser alterado a qualquer momento, conforme julgamento dos técnicos e parceiros envolvidos. Essa luta é de todos nós! Cordeiro unido contra o Aedes!
TEXTO – RICARDO VIEIRA
FOTOS CÍCERO MARRA