Secretaria de Saúde cria Serviço de Audiologia em Cordeiro

Teste da Linguinha também é realizado em recém-nascidos
Continuar trabalhando com dedicação, responsabilidade e comprometimento em busca de ações inovadoras, capazes de se converter em benefício das famílias cordeirenses. Essa tem sido, segundo informações dos próprios profissionais da Secretaria de Saúde de Cordeiro, a principal missão da instituição municipal.
Isso se ratifica pela implantação, neste mês de junho, do Serviço de Audiologia Gratuito, cuja meta é atender crianças com idade a partir dos cinco anos. Segundo a direção do setor, a equipe de fonoaudiologia da Rede Municipal de Saúde realizará os atendimentos terças e quintas-feiras, no Centro de Saúde do Rodolfo Gonçalves. Para agendar o exame o usuário deve obrigatoriamente ter em mãos o pedido do médico.
A audiometria é um exame utilizado para avaliar a capacidade que o paciente tem para ouvir os sons. É comumente solicitado quando, durante uma consulta médica, o próprio paciente ou familiar alega estar ‘ouvindo pouco’. Porém, também é útil para outros diagnósticos, como traumas, infecções e condições hereditárias, entre outros.
Trata-se, na verdade, de um exame indolor capaz de avaliar a capacidade auditiva do indivíduo através de estímulos acústicos, que são transmitidos por um fone de ouvido e um vibrador sonoro. Por ser um exame subjetivo, o paciente deverá indicar ao examinador, através de gestos, todas as vezes que perceber o som emitido.
Além do exame audiométrico, a equipe de fonoaudiologia do município está realizando o Teste da Linguinha nos recém-nascidos. No caso desse exame, deve ser feito nos primeiros dias de vida do bebê, utilizado para diagnosticar a ‘língua presa’, que pode comprometer a amamentação, a alimentação e a fala da criança. O teste é realizado todas as terças e quintas, às 9 horas da manhã. As crianças com até 30 dias de vida devem realizar este exame. Mais informações na Secretaria de Saúde de Cordeiro.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO