Nesta quinta-feira, 01, a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, através da Guarda Municipal de Cordeiro, participou de uma capacitação sobre a campanha “Não é Não” para o Carnaval de 2024, ofertada pela Superintendente de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Tatiana Queiroz.
A capacitação foi dividida em quatro módulos:
1. Apresentação
2. Violência de gênero e o enfrentamento à violência contra as mulheres
3. Aplicação do protocolo ouviu um não? respeite a decisão
4. A rede de proteção no estado do Rio de Janeiro
A campanha “Não é Não” tem como intenção salientar a importância do respeito aos limites das pessoas. Durante a capacitação, os membros da guarda municipal receberam informações sobre como identificar situações de assédio, abordar casos de maneira adequada e colaborar para garantir a segurança.
A campanha é baseada na Lei nº 14.786/2023, conhecida como protocolo do “Não é Não”. O protocolo Não é Não foi criado para prevenir o constrangimento e a violência contra as mulheres em ambientes nos quais sejam vendidas bebidas alcoólicas, como casas noturnas, boates e casas de espetáculos musicais em locais fechados ou shows. Assim, com a Lei nº 14.786/2023, mulheres que sofrerem constrangimento, entendido como qualquer insistência, física ou verbal, depois de manifestar a sua discordância com a interação, ou violência, entendida, por sua vez, como o uso da força que tenha como resultado lesão, morte ou dano, entre outros, terão proteção.