Menu
  • Home
  • Geral
  • Secretário cordeirense se reúne com diretores da CEDAE

Secretário cordeirense se reúne com diretores da CEDAE

Secretário cordeirense se reúne com diretores da CEDAE
Dirigente do Meio Ambiente expõe demandas do abastecimento de água
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
O secretário de Meio Ambiente de Cordeiro, ambientalista Amarildo Lanes, prometeu mobilizar esforços para dar uma resposta à população sobre o abastecimento de água no município. Cumprindo o prometido, Lanes se reuniu esta semana, na capital fluminense, com a diretoria da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE).
No encontro com o presidente Hélio Cabral e o diretor de Interior Carlos Henrique Coelho, o secretário cordeirense entregou a ambos um Estudo de Diagnóstico da Área de Contribuição do Sistema Integrado e apresentou as demandas oriundas da Audiência Pública que abordou o tema no dia 13 de novembro, na Câmara Municipal.
Acompanhado do vereador Pablo Sergio – que mostrou boa relação com as autoridades da CEDAE e contribuiu com a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente –, Amarildo Lanes também expôs problemas pontuais do Sistema Integrado de Abastecimento Cordeiro/Cantagalo/Monnerat. “É preciso estudar a área de contribuição e a urgência da ampliação desse sistema para priorizarmos o abastecimento e o consumo humano, especialmente durante os períodos de estiagem”, diagnosticou Lanes.
Representando a instituição estadual, o diretor de Interior da CEDAE afirmou que está sendo implantando no citado Sistema Cordeiro/Cantagalo/Monnerat um projeto piloto com a medição online na captação e na vazão. O objetivo é monitorar e rastrear possíveis perdas. Quanto ao projeto de ampliação, o diretor declarou que será feito, através de processo licitatório, o Estudo de Viabilidade e Concepção.
Além dos dirigentes estaduais, secretário e vereador cordeirenses, estiveram no encontro a engenheira agrônoma Carina Soares, representando a Secretaria de Meio Ambiente de Cantagalo; o deputado estadual Bruno Dauaire; o secretário de Estado das Cidades Juarez Fialho; e a sua assessora Gabrielle Damasceno. Antes do fim, Amarildo Lanes destacou que as autoridades de Duas Barras, Cantagalo e Macuco se uniram à Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro em busca de soluções para a crise hídrica.
Aproveitando o momento, o vereador Pablo Sérgio pediu à diretoria da CEDAE que providenciasse um caminhão-pipa para ficar permanentemente na Agência Cordeiro. O diretor Carlos Henrique respondeu que essa é uma demanda que aguarda licitação. Por fim, o deputado Bruno Dauaire e o secretário Juarez Fialho demonstraram apoio à causa para acompanhar as resoluções e os obstáculos que possam surgir.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado