Secretário cordeirense se reúne com vice-governador

Estado busca interação cultural com interior fluminense
Conhecer as peculiaridades dos municípios e estreitar com eles os laços de relacionamento numa interação capaz de promover e valorizar a cultura fluminense. Este foi o norte do encontro idealizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, realizado nesta quarta-feira, 27, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.
A ideia partiu do próprio governador Wilson Witzel, cujo pensamento é manter sempre em voga essa proximidade com os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, todos convidados para a reunião e da qual participaram dirigentes representando 44 cidades de todas as regiões, entre elas Cordeiro, Bom Jardim, Duas Barras, Macuco e Trajano de Moraes, que estão na Região Serra-Norte.
Representando Cordeiro, o secretário de Cultura Luiz Antônio Zica Medeiros afirmou que os cinco municípios regionais presentes aproveitaram o ensejo para firmar uma parceria entre si que irá projetar e popularizar ainda mais as ações culturais. A meta é promover uma troca constante de experiências, produtos, eventos e intercâmbio de artistas independentemente dos atos capitaneados pelo Governo Estadual.
No encontro – que contou com a presença do vice-governador Cláudio Castro, do secretário estadual de Cultura Ruan Lira e da secretária municipal de Cultura do Rio de Janeiro Mariana Rios – o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Cultura, colocou todos os seus equipamentos e estafe a disposição das cidades interioranas, o que pode redundar em cursos, oficinas, workshops e treinamentos.
Segundo Zica Medeiros – que conversou reservadamente com o vice-governador Cláudio Castro – as parcerias serão facilitadas se os municípios mantiverem em dia o CPF Cultural, que agrega Conselho, Plano e Fundo Municipais de Cultura. “Estamos na ativa, cumprindo as metas a curto e médio prazo. Foi assim com as reformas do Centro Cultural Ione Pecly”, garante o secretário cordeirense, acrescentando que convocou para semana que vem uma reunião do Conselho de Cultura para dar posse à nova diretoria.
Antes de retornar da capital, Zica Medeiros comemorou a confirmação da presença do governador Wilson Witzel na Cidade Exposição. Juntamente com o vice-governador Cláudio Castro e o secretário de Cultura Ruan Lira ele participará da solenidade de lançamento da Pedra Fundamental do Cinema de Cordeiro. “Um dos responsáveis pelo projeto me garantiu que as obras começarão logo. Nossa expectativa é de que em breve tenhamos mais essa opção para as famílias”, festeja Zica Medeiros.