Secretário de Defesa Civil e Trânsito concede entrevista em Cordeiro

ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
Em entrevista concedida à TV.COM, o secretário de Defesa Civil de Cordeiro, Ailton Taveira, que responde também interinamente e sem ônus pela Secretaria de Trânsito, destacou as principais atividades desenvolvidas até o momento na administração cordeirense.
Quanto ao trânsito, o secretário falou sobre a ‘quase perda’ de um convênio com o DETRAN-RJ – parceiro no processamento de dados e na notificação dos condutores ou proprietários de veículos quanto às multas – meramente por questões internas. “Já resolvemos a questão”, confirmou. Além disso, outra parceria está sendo feita com a Polícia Militar com o objetivo de dar poderes aos policiais de também autuarem (multarem) dentro dos limites municipais, algo que era exclusividade da Guarda Municipal no que diz respeito à circulação, parada e estacionamento de veículos.
Outros temas ressaltados pelo repórter da emissora de tevê foram a regulamentação dos taxis que circulam no município. Ailton explicou que, assim como determina a Constituição Federal, cada motorista deverá possuir seu cartão de identificação com direito a um motorista auxiliar.
Assuntos como faixas amarelas e carga e descarga serão estudados profundamente antes que se tome qualquer decisão. Além disso, para a Guarda Municipal está sendo planejada uma atualização geral, com cursos de primeiros socorros sob orientação do Corpo de Bombeiros, já com data marcada, e cursos sobre as temáticas do trânsito com a Polícia Militar.
Finalizando a entrevista, a última questão foi a criação da Guarda Mirim, também já em andamento. Dentro desse contexto, está em fase de planejamento a criação de um estacionamento rotativo no centro da cidade, com o tempo mínimo de parada sem custos ao condutor. A partir de um tempo a ser estipulado através de estudos de tráfego, será cobrada uma taxa simbólica, cuja renda será revertida para a aquisição e manutenção dos uniformes e no custeio da alimentação da Guarda Mirim. Aqueles que se destacarem serão aproveitados pelo comércio, com a possibilidade de ser absorvido pelo mercado de trabalho e mais adiante conquistar o tão esperado primeiro emprego.
TEXTO/FOTOS – RICARDO VIIERA