Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Secretário denuncia crime ambiental em Cordeiro

Secretário denuncia crime ambiental em Cordeiro

Secretário denuncia crime ambiental em Cordeiro
Resíduos de obras são jogados na Área de Proteção da Mata do Posto
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Apesar de todos os trabalhos de conscientização desenvolvidos atualmente pela Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro, especialmente através do CEPAC (Centro de Educação e Proteção Ambiental de Cordeiro), onde estudantes e comunidade recebem ensinamentos sobre preservação ambiental, ainda há pessoas que teimam em não respeitar a natureza. E o que é pior, poluem até mesmo reservas determinadas por lei.
Nesta segunda-feira, 8, o secretário de Meio Ambiente, Amarildo Lanes, esteve na 154ª Delegacia de Polícia de Cordeiro para registrar um Boletim de Ocorrência denunciando o delito de ‘Poluição e Outros Crimes Ambientais’. Segundo ele, integrantes da Guarda Ambiental encontraram, na última quinta-feira, dia 4 de outubro, entulhos na estrada da antiga Torre de Televisão, que fica nas imediações da APA Mata do Posto (Área de Proteção Ambiental).
Os relatos e as imagens fotográficas anexados ao Termo Circunstanciado Nº 154-00869/2018, registrado na 154ª DP, apontam para o descarregamento ilegal de resíduos oriundos de obras de uma construção civil em área de proteção ambiental. E não para por aí. Na antiga linha férrea, atual estrada que liga Cordeiro a Monnerat, no distrito de Duas Barras, também foram encontrados entulhos despejados ilegalmente.
Técnico no assunto e ferrenho defensor das causas ambientais, o secretário Amarildo Lanes explica que o lixo despejado de forma ilegal contém resíduos perigosos para o solo, que certamente poderá ser contaminado e afetar o lençol freático. “Caso não haja o descarte consciente e apropriado desse material, respeitando a devida separação do material orgânico daquele que é tóxico e nocivo à natureza, poderemos ter uma contaminação realmente preocupante. Vale lembrar que essa prática é crime”, declarou.
A situação é mais agravante porque recentemente, numa parceria com o Lions Clube de Cordeiro, a Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro realizou na Mata do Posto um mutirão de retirada de entulhos em alusão ao ‘Dia Mundial da Limpeza’. Na ação foram recolhidos cerca de 80 quilos de lixo, entre garrafas pet, embalagens de vidros, papelão, plástico e pneus de automóveis, entre outros detritos.
“Estamos atentos aos acontecimentos e por isso registramos essa ocorrência. Compreendemos se tratar de um crime ambiental que precisa ser freado, inclusive com a punição rigorosa dos infratores conforme as leis vigentes”, garantiu Amarildo Lanes.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado