Sindicato promove Assembleia Extraordinária em Cordeiro

Votação mostra que servidores mantêm confiança na atual administração
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
Atendendo reivindicação dos servidores, o SINDCOR (Sindicato dos Servidores Municipais de Cordeiro no Serviço Público) promoveu na quinta-feira, 24, na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, nova Assembleia Extraordinária. O encontro obteve adesão de funcionários de todos os setores da Prefeitura de Cordeiro, com 230 comparecendo para discutir a posição a ser tomada sobre o 13º salário e pagamento de dezembro de 2016, que não foram quitados pela administração passada.
Presidente do SINDCOR, Gabriela Badini abriu a reunião destacando a atuação da nova diretoria, que segundo ela não mede esforços para defender os direitos da classe, que enfrentou humilhações e foi bastante desrespeitada, principalmente pelo descaso no episódio da falta dos pagamentos ao final de 2016. “Tivemos diversas reuniões com o prefeito Luciano Batatinha para resolver esse impasse. Hoje, a assembleia decidirá qual o nosso próximo passo quanto ao tema”, esclareceu Gabriela.
Secretário de Administração, André Mion expôs a delicada situação financeira do município e relatou que a intenção de utilizar recursos do IPTU e quitar as dívidas de 2016 com o funcionalismo não será possível. “A arrecadação não atingiu o patamar esperado e com extrema dificuldade utilizamos esse dinheiro para pagar a primeira parcela do 13º salário de 2017”, explicou o secretário.
Reafirmando que Luciano e Maria Helena vêm ‘cortando na própria carne’ para diminuir despesas e enxugar a máquina administrativa – que pode sofrer novo revés pelas demandas judiciais que iriam impactar a folha salarial em até R$ 450 mil a mais por mês, o que fez o prefeito criar a Comissão de Finanças para estudar soluções – Mion apresentou a proposta do prefeito: um projeto de lei será enviado à Câmara. Caso seja aprovado, a Prefeitura de Cordeiro obterá uma linha de crédito e utilizará os recursos para quitar em parcela única os salários de dezembro de 2016 e 13º com os servidores.
Após a apresentação da sugestão, dois professores fizeram ponderações a André Mion, que esclareceu pronta e objetivamente todas as questões. Em seguida, Stênio Barreto, advogado do SINDCOR, comandou uma votação por aclamação onde três opções eram propostas aos servidores: paralisação pelo período de 24 a 48 horas, que obteve 42 votos; greve por tempo indeterminado, com 22 servidores votando a favor; e aguardar dois meses para que a Administração Municipal cumpra a proposta oferecida, que conquistou a maioria absoluta dos votos, 124 no total, comprovando que os servidores darão um voto de confiança ao prefeito e sua equipe. Houve 42 abstenções.
Ausente em virtude de reunião para solucionar questões de saúde para o município, o prefeito – que foi representado pela vice-prefeita Maria Helena – agradeceu a confiança e disse que continuará se empenhando para devolver a dignidade aos servidores. “É questão de honra resolver essa situação”, declarou.
TEXTO/FOTOS – RICARDO VIEIRA