Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Torneio reúne amantes de pássaros em Cordeiro

Torneio reúne amantes de pássaros em Cordeiro

Torneio reúne amantes de pássaros em Cordeiro
Evento arrecada alimentos para Hospital Antônio Castro
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
Na manhã do último domingo, 8, por iniciativa da Sociedade Cordeirense dos Amantes de Pássaros, foi realizado no Ginásio de Esportes do bairro Rodolfo Gonçalves, espaço cedido pela Secretaria de Esporte e Lazer de Cordeiro, o Mega Torneio de Inauguração da Temporada, reunindo participantes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
Aproximadamente 400 participantes e outras dezenas de expectadores lotaram as arquibancadas do recinto e transformaram a quadra num imenso cenário para apreciação e disputa dos mais belos cantos de pássaros, entre as espécies Coleiro (Sporophila caerulescens), e Trinca-Ferro (Saltator similis ochraceiventris), dois dos mais admirados pelos cantos disseminados em todas as regiões do país.
Regularizado e fiscalizado pelos órgãos ambientais competentes, o torneio tem ainda como regra constante do Regulamento Geral a obrigatoriedade de que os pássaros participantes sejam legalizados e identificados, o que significa dizer que tudo ocorre dentro das normas vigentes no território brasileiro, como confirma um dos organizadores desse primeiro evento. “Aqui estão pessoas que amam esses pássaros e os tratam com todos os cuidados que eles merecem”, explica Rodrigo Moreira, presidente da Sociedade Cordeirense dos Amantes de Pássaros.
Convidados de honra do evento, Luciano Batatinha e Maria Helena Coelho Pinto, prefeito e vice de Cordeiro, respectivamente, prestigiaram o torneio em companhia do secretário de Esporte, Jairo Amaral. Para se ter uma ideia da popularidade da competição, além de Cordeiro, município anfitrião, marcaram presença ‘passarinheiros’ do Rio de Janeiro, Teresópolis, Niterói, Barra Mansa, Santo Antônio de Pádua, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, São Fidélis, Macaé, São Gonçalo Itaocara, Cambuci, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Cantagalo, Maricá, Itaguaí, Conceição de Macabu, Vila Velha (ES), Bauru (SP), Ubá (MG), Baixo Guandu (ES) e São José Calçado (ES).
Outros dois pontos positivos se destacaram no evento: A arrecadação, por iniciativa da organização, de alimentos não perecíveis, cujo intuito é doar ao Hospital Antônio Castro. Além disso, os três primeiros colocados de cada categoria foram contemplados com dois televisores de 40 polegadas, sendo que os vencedores foram os pássaros de nome 175, de propriedade do senhor Rildo, do Rio de Janeiro, Categoria Coleiro, com 237 cantos, e Profeta, de Carlinhos Filé, do município de Niterói, Categoria Trinca-Ferro, com 248 cantos.

Seu cadastro foi enviado