Menu
Menu

Três Folias de Reis do Município de Cordeiro foram premiadas no Edital “Folia de Reis RJ 2”

Três Folias de Reis do Município de Cordeiro foram premiadas com R$15 mil pelo Edital “Folia de Reis RJ 2”, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.

As Folias Bandeira Nossa Senhora Aparecida, do Mestre Carlos Alberto Vieira da Silva, do bairro São Luiz, Bandeira Raiz Nova, do Mestre Manoel Nardélio, do bairro Rodolfo Gonçalves e a Bandeira Penitentes da Luz do Mundo de Cordeiro, do mestre Cleber Alves Ribeiro, do bairro Rodolfo Gonçalves foram contempladas com o prêmio.

Para participar, o proponente obrigatoriamente comprovou atuar como Mestre de Folia de Reis e ter credenciamento prévio junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A contrapartida dos selecionados teve que prever pelo menos uma ação a ser realizada de forma presencial, podendo ser apresentação da Folia, festas de arremate, encontro entre folias ou outra atividade presencial no ano de 2023.

Enquadra-se como Folia de Reis: manifestação cultural em forma de auto que reúne em sua composição cantadores e instrumentistas como figuras de Reis Magos, palhaços, bandeireiro, festeiros e coro, em cortejo público, liderados por um Mestre-Folião e um contramestre; realizada por um grupo tradicional de no mínimo 12 pessoas, com vivência e atuação em celebração, festejos e na preservação das tradições de Folias de Reis.

Os Mestres Reizeiros Cordeirenses, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura de Cordeiro, vêm sendo merecedores de premiações estaduais por alguns anos. A equipe municipal, juntamente com os coletivos, auxilia no preenchimento de cadastros on-line, inscrições em editais estaduais, construção dos portifólios sobre as ações desenvolvidas por esses grupos.

A Prefeitura de Cordeiro e a Secretaria de Cultura parabenizam as Folias De Reis premiadas!

Galeria de Fotos

Seu cadastro foi enviado