Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Uma semana inteira dedicada aos artesãos cordeirenses

Uma semana inteira dedicada aos artesãos cordeirenses

Uma semana inteira dedicada aos artesãos cordeirenses
Secretaria de Cultura organiza programação especial para os artistas
IMPRENSA CORDEIRO – CIDADE EXPOSIÇÃO
Para enaltecer e valorizar o trabalho de um dos segmentos culturais mais talentosos do município, a Secretaria de Cultura de Cordeiro desenvolveu uma semana inteira de atividades para marcar o Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, coincidentemente na data de nascimento de São José, que foi um excelente carpinteiro.
Além de palestras, oficinas e workshops específicos, muitas ações foram compartilhadas nas escolas e junto à comunidade. A abertura do evento contou com a presença da vice-prefeita Maria Helena, do secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Marcelo Pinheiro, e da vereadora Fabíola Bianchini.
Ao homenagear os artesãos em seu pronunciamento – representando o prefeito Luciano Batatinha – Maria Helena destacou a união da equipe ‘Cultura Viva’, que apontou como virtuosa e comprometida com a propagação das artes, e disse que os artesãos cordeirenses primam pelo talento e qualidade no que fazem. “Muitos desses artistas exercem sua arte como principal fonte de renda familiar”, disse a vice-prefeita.
O discurso da vice foi ao encontro das palavras da primeira palestrante, Michelyne Silveira, que desenvolveu o tema ‘Entendendo a Economia Criativa’. Já no dia 14, Tiago Schott, do SEBRAE/RJ, apresentou a palestra ‘MEI – A Importância da Micro Empresa para o Artesanato’. Dia 15 os artesãos foram recepcionados pelo diretor de Cultura, Cássio Campos, na Casa das Artes Religare, onde participaram da ‘Noite do Desapego’, onde os artistas trocaram objetos e participaram de danças circulares.
O renomado palestrante Altamir Lopes falou sobre empreendedorismo no dia 16. Paralelamente, a escola da Comunidade da Pena foi contemplada com a Oficina de Mandala, enquanto a Escola Zuleika Rodrigues, no Retiro Poético, recebeu a Oficina de Pinturas em Pneus, cujo objetivo é abrir espaço para a criação do Eco Jardim, que será implantado na praça do bairro mais populoso da cidade.
“Temos pessoas talentosas e os artesãos comprovam isso. Eles são nosso orgulho e representam legitimamente nosso município. Parabéns a todos e creio que a semana foi bastante proveitosa. Agradeço ao diretor Cássio Campos e demais integrantes de nossa equipe, Rosângela Bandeira, Rosana Medeiros e Aline Herdy, pelo trabalho desenvolvido”, declarou o secretário de Cultura, Zica Medeiros.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado