Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Vacinação Antirrábica atinge 63% de cobertura em Cordeiro

Vacinação Antirrábica atinge 63% de cobertura em Cordeiro

Vacinação Antirrábica atinge 63% de cobertura em Cordeiro
Donos de cães e gatos têm até dezembro para imunizar animais
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Mais um trabalho coordenado pela Vigilância em Saúde de Cordeiro, com participação ativa dos profissionais do setor, ganhou destaque no final de semana. Visando manter o município livre dos riscos da raiva animal e humana, foi realizada, no último sábado de setembro, dia 29, o ‘Dia D’ da Campanha Nacional Antirrábica.
Segundo relatórios da Secretaria de Saúde, foram vacinados 1.658 animais, entre cães e gatos, numa cobertura que atingiu 63% da meta do município. Embora os números sejam expressivos, para conquistar a cobertura ideal, a campanha será mantida até o mês de dezembro de 2018.
Proprietários que não vacinaram seus de cães e gatos na campanha realizada no sábado passado deverão levar seus animais de estimação ao prédio da Vigilância em Saúde, localizado ao lado do Centro de Saúde, no bairro Rodolfo Gonçalves, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas até o mês de dezembro.
A raiva é a mais comum e conhecida das zoonoses. Ou seja, as infecções que podem ser passadas entre animais vertebrados e humanos. A transmissão da raiva ocorre pelo contato da saliva do animal doente, principalmente por meio de mordida. A doença pode demorar até 10 dias para se manifestar no animal infectado e na maioria das vezes é fatal. Entre os principais sintomas estão à agressividade do animal, salivação excessiva, paralisia e mudança de comportamento. É considerada incurável e a vacinação é a única forma eficiente de prevenção dos animais.
“Demonstramos amor aos animais tendo a responsabilidade de vaciná-los. Assim, evitamos que a raiva seja um risco para eles e seres humanos. Parabéns a todos os profissionais de saúde que atuaram para garantir a proteção contra a enfermidade de animais e população. Mas não podemos nos acomodar. Estendemos a campanha até dezembro para que todos os animais sejam imunizados. Não deixe de vacinar seu melhor amigo”, alertou a secretária de Saúde Vânia Huguenin.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – CRISTIANO VIEIRA JR.

Seu cadastro foi enviado