Vândalos destroem palmeiras na entrada de Cordeiro
Crime ambiental foi cometido na RJ-160
IMPRENSA CORDEIRO – CIDADE EXPOSIÇÃO
Em tempos em que os ativistas ambientais vêm fazendo de tudo para conscientizar a população mundial sobre a necessidade de preservação da natureza, algumas pessoas parecem caminhar na contramão, preferindo se declarar ‘inimigos do verde’ ao praticar atos de vandalismo contra o próprio ambiente em que vivem.
Na terça-feira de carnaval, 13, quando as atenções se voltavam à festa mais popular do país, a Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro foi acionada por populares que se depararam com uma cena lamentável. Na Rodovia RJ-160, na chegada de Cordeiro, próximo à Sanber Indústria Mecânica, nove exemplares de Palmeira Imperial (Roystonea oleracea) foram simplesmente cortadas sem qualquer conhecimento, tampouco autorização das autoridades competentes.
Após observar o verdadeiro estrago provocado contra a natureza e o patrimônio público municipal, haja vista o fato de que as palmeiras foram plantadas pela Prefeitura de Cordeiro, durante uma das gestões passadas, o secretário Amarildo Lanes constatou se tratar de crime ambiental e confirmou que iria tomar as devidas providências para apurar os fatos e punir os culpados.
Na quinta-feira, 15, o secretário de Meio Ambiente se dirigiu à 154ª Delegacia de Polícia e fez formalmente a comunicação oficial. “Precisamos esclarecer que não foi somente um ato de vandalismo, foi crime ambiental, que de acordo com lei específica é passível de punição. Vamos trabalhar para apurar os fatos. Já demos início registrando o Boletim de Ocorrência 00104/2018”, confirmou Amarildo Lanes.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO