Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Vem aí a Vacinação contra Sarampo e Poliomielite

Vem aí a Vacinação contra Sarampo e Poliomielite

Vem aí a Vacinação contra Sarampo e Poliomielite
‘Dia D’ da Campanha acontece no dia 18 de agosto
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Em todo país será realizada, entre os dias 6 a 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a meta é garantir a imunização de crianças de um ano (12 meses) a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente. Além disso, o objetivo é vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país e manter as coberturas homogêneas de vacinação.
O ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação está marcado para o sábado, dia 18 de agosto. O Ministério da Saúde informa também que a meta é vacinar pelo menos 95% das crianças com a idade determinada pela campanha e que não haverá vacinação específica contra o sarampo voltada ao público adulto. A Secretaria de Saúde de Cordeiro confirma que a vacinação será oferecida em todas as Unidades de Saúde da Família e Centro de Saúde, das 8h às 15h, e que no ‘Dia D’, 18 de agosto, em todas as Unidades e Centro de Saúde, das 8h às 17h. Os pais devem levar o Cartão da Criança.
Sobre a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.
A secretária de Saúde Vânia Huguenin relata que a cobertura vacinal acima de 95% é necessária para evitar o surgimento de casos de sarampo. Ela lembra que já foram registrados casos de sarampo em seis estados e que as autoridades de saúde não podem deixar que a doença continue avançando. “Recomendo que para a eficácia da campanha todos os responsáveis pelas crianças entre 1 ano e menores de 5 aproveitem a campanha nacional e vacinem seus filhos”, conclama Vânia.
Informações distorcidas, equivocadas e sem base científica têm circulado nos meios virtuais de comunicação nos últimos meses, trazendo prejuízos às campanhas de vacinação e comprometendo a imunização contra diversas doenças, entre elas o sarampo e a poliomielite, popularmente chamada de paralisia infantil. “Pais e responsáveis não devem se preocupar com esses boatos, porque a vacinação é totalmente segura e é uma ferramenta essencial para a imunização das crianças”, acrescenta Vânia Huguenin.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – REPRODUÇÃO INTERNET

Seu cadastro foi enviado