Menu
Menu

Vem aí o projeto

Vem aí o projeto ‘Ativa Idade’ em Cordeiro
Intuito é melhorar a qualidade de vida dos idosos com atividades físicas
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
Garantir a melhoria da qualidade de vida dos integrantes da terceira idade através da promoção de atividades físicas, desportivas e de lazer em suas mais diversificadas formas. Esse é o objetivo do projeto ‘Ativa Idade’, da Secretaria de Esporte e Lazer de Cordeiro, que inicialmente será dedicado às pessoas de ambos os sexos com mais de 60 anos, mas com a possibilidade de ser estendido a munícipes acima de 40 anos conforme a disponibilidade de vagas.
As aulas, cuja previsão é que aconteçam no Parque de Exposições Raul Veiga, no centro da cidade, e na Praça Esportiva Julio Silveira do Amaral, no Retiro Poético, serão ministradas, inicialmente, duas vezes por semana, por um profissional de Educação Física devidamente habilitado e com habilidade no trato com os ‘jovens de outrora’. Haverá atividades variadas, entre elas ginástica de baixo impacto, alongamento, treinamento funcional e atividades recreativas.
Com a chegada da idade, o metabolismo corporal sofre uma série de transformações, seja pelo fator cronológico ou pelo excesso de estresse, o que impacta direta e negativamente no cotidiano dos indivíduos da terceira idade. Implantando o projeto ‘Ativa Idade’, a Administração Municipal busca desenvolver ações com os idosos como forma de privilegiar as atividades físicas de lazer, com os resultados capazes de amenizar os efeitos do envelhecimento biológico e psicossocial.
Outro benefício é o fortalecimento da musculatura, com a atividade física também influindo na redução dos fatores que causam quedas. Com a manutenção e melhora da densidade corporal óssea, também são diminuídos os riscos de osteoporose e acontece uma melhora da postura. Aspectos psicossociais também devem ser levados em conta, pois as atividades físicas contribuem para a melhora da autoestima, autoimagem, integração, socialização, inserção em um grupo social, diminuição da ansiedade e depressão.
Felipe Mussi, coordenador do projeto e subsecretário de Esporte e Lazer de Cordeiro, lembra que o projeto tem o aval do secretário Jairo Amaral, outro entusiasta das atividades físicas. Felipe aposta no sucesso da empreitada porque o município carece de ações para a terceira idade, mas que sejam executadas com responsabilidade. “Aplicaremos técnicas destinadas ao fortalecimento das funções cardiorrespiratórias, da flexibilidade e da força, algo que irá melhorar significativamente a saúde e a qualidade de vida dos praticantes”, explica Felipe Mussi, que é professor de educação física.
TEXTO – RICARDO VIEIRA (COLABORAÇÃO – LEANDRO ORNELLAS)
FOTO – REPRODUÇÃO INTERNET / ARTE – LEANDRO ORNELLAS

Seu cadastro foi enviado